13/01/2011

A Sombra do Vento


A Sombra do Vento é um livro escrito por Carlos Ruiz Zafón, lançado em 2001 e que quase se perde nas livrarias em meio à enorme quantidade de lançamentos de 2009 e 2010. Mas o que realmente importa é que você TEM que ler esse livro.

Já faz um tempo que venho adiando em dar minha opinião sobre esse livro, portanto aqui está:

Eu comprei esse livro depois de uma escolha que demorou quase uma hora na livraria, e fui pra casa imaginando “ai que saco, depois desse tempo todo ainda não encontrei um livro realmente bom”. Mal sabia eu que estava levando pra casa um dos melhores – se não O melhor – livro que li em 2010.

Ta bom, o livro não é aquela coisa que se diga “Nossa, esse vai entrar pros clássicos da literatura mundial, equiparados a Divina comédia e blá blá”.

A história se passa em Barcelona, em 1945. O protagonista é Daniel Sempere, cujo pai é dono de um sebo. A aventura começa quando seu pai o leva a um cemitério de livros, e lá Daniel encontra a única edição do exemplar escrito pelo também barcelonês, Julián Carax, que coincidentemente ou não se chama A Sombra do Vento. Por ser o único exemplar o mistério toma conta do pequeno Daniel, e ele vai atrás de respostas sobre o livro e seu autor. Descobre então uma série de acontecimentos que foram gerados em torno de uma história de amor entre dois jovens, que se assemelha com o que ele mesmo, Daniel está passando.

Eu tenho o costume (acho que todo mundo tem) de retirar frases interessantes dos livros, e nenhum até hoje conseguiu reunir tantas frases marcantes e bem escritas quanto esse. Segue algumas das que me fizeram pensar bastante:

- “Presentes são dados pelo prazer de quem presenteia, não pelo mérito de quem recebe.”
- “O destino costuma estar na curva de uma esquina... Mas uma coisa que ele não faz é visita em domicilio. É preciso ir atrás dele.”
- “Falar é para os bobos, Calar é para covardes, escutar é para sábios.”
- “As pessoas estão dispostas a acreditar em qualquer coisa antes de acreditar na verdade.”

Enfim, o enredo mistura gêneros como o romance de aventuras de Alexandre Dumas, a novela gótica de Edgar Allan Poe e os folhetins amorosos de Victor Hugo. Sem deixar misturado nem bagunçado no meio da história.

O livro é absolutamente maravilhoso, e vale ser destacado.

3 comentários:

Anônimo disse...

Estou terminando de ler A Lenda dos guardiões, leio esse aí depois!

Anônimo disse...

Estou terminando de ler A Lenda dos guardiões, leio esse aí depois!

Anjinha disse...

Então, segundo o livro, eu sou uma bobona!!!! hahaha

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails