25/03/2011

Internet engolidora de TVs


 Quando eu era criança eu ficava me perguntando como os donos de emissoras faziam pra ganhar dinheiro, imaginava que só o fato de eu estar assistindo já fazia com que eles ganhassem uma quantia, imaginava também que o valor era acrescentado na conta de luz, (Jesus, como eu era lerdo) e muitas outras maluquices assim, mas o fato é que (Na verdade todo mundo sabe. Se não sabem, sejam bem vindos ao século 21) as emissoras tem como sua maior forma de ganhar dinheiro a arrecadação com publicidade. Na internet não é diferente e tem muita gente que ficou rico só com publicidade.

A TV chegou antes da internet e ainda aprende muita coisa com ela. Ou pelo menos deveria aprender. Desde um tempo pra cá que as emissoras estão fazendo vista grossa para o modo com que as informações correm soltas pela rede. Na verdade elas já se apressaram em aproveitar a internet pra fazer dinheiro, mas o crescimento (me arrisco a dizer) desgovernado e com um fluxo de informações que supera todas as emissoras juntas, está fazendo com que haja uma movimentação e planejamento maior das equipes de planejamento de negócios das emissoras, para tentar monitorar as atividades dos internautas.

A correria por essa possível forma ‘fácil’ de ganhar dinheiro fez com que muitas empresas, de todos os segmentos, se apressassem em criar suas Home Page e promover suas marcas não só nas redes sociais, mas em todos os cantos possíveis da web. Mas tão logo elas perceberam que é consideravelmente fácil converter clientes para suas marcas quanto receber milhares de reclamações e opiniões de melhora sobre seus produtos, e o poder de uma reclamação online tem uma força impossível de se conter. Em alguns países a publicidade na internet é superior à da TV.

Diante de fatos tão alarmantes cabem as emissoras de TV:

     1. Continuar onde estão e serem engolidas pela grande rede.

     2. Aproveitar a oportunidade e se reinventar com criatividade.

Mas mesmo assim a TV ainda continua sendo a rainha das mídias de massa no Brasil, digo ‘ainda’ por que daqui a alguns anos acredito que a internet superará a audiência da TV – mesmo que a internet esteja dentro da própria TV – a TV digital é isso, interação entre TV-Internet. Não acredito que a TV vá morrer (assim como o rádio, por exemplo, não morreu), mas vai sim perder posição para a internet que terá uma importância maior – Duvida?

Ao longo do mundo mais pessoas trocam seus controles remotos por mouses e isso é só o começo.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails