10/10/2012

Modo rascunho ativado

Meu modo rascunho está ativado, e é assim que eu me saio melhor.

De um tempo pra cá tenho observado uma característica bem peculiar no meu modo de fazer as coisas, tanto no meu trabalho ou nos estudos da faculdade, tenho me saído melhor quando estou com o meu 'modo rascunho' ativado. Depois de identificar essa característica fiquei na curiosidade de saber se mais alguém também faz isso, mesmo que sem perceber. Por isso deixo a pergunta logo no início do post: Vocês costumam ativar o modo rascunho pra fazer as atividades do dia-a-dia?

Pois bem, ao meu ver esse 'modo rascunho' esta inteiramente ligado ao medo de se sair bem numa atividade realizada. Notei que quando tenho que fazer algo e fico na tensão e preocupação de que a coisa saia bem feita, geralmente a coisa sai uma merda. E que quando eu faço com a menor despretensão ou pelo menos sem pressão ai sim a coisa sai de uma forma surpreendentemente bem feita. Ou seja, trabalhos sobre pressão geralmente não são bem feitos, e não sou só eu quem diz isso, estudiosos de técnicas e processos de trabalho e recursos humanos dizem coisas parecidas por ai.

Dai um ponto que me deixa cabreiro é que geralmente em anúncios de vagas de empregos é pedido "facilidade em trabalhar sob pressão", mas na minha humilde opinião qualquer pessoa que assuma essa responsabilidade está fadada ao fracasso (sim, estou subestimando vocês, me provem o contrário). A menos que a forma que ela achou de superar esse desafio seja justamente não dando a mínima para essa pressão. O que é horrível por que isso demonstra desinteresse pelos objetivos individuais ou da empresa empregadora. Mas se os contratantes preferem assim Okay!

Mas afinal o que é esse modo rascunho??

Penso eu que quando a pessoa tem muito medo de se dar mal em algo que esta fazendo, isso gera uma ansiedade e aquela sensação de  insegurança, fazendo com que ela potencialize sua característica de fazer mal feito (ou até bem feito, mas eu particularmente nunca vi acontecer). Se você é como eu que comumente se dá bem quando sabe que pode errar, mas nem por isso erra várias vezes até acertar, você esta trabalhando em modo rascunho.

A maioria dos cargos de gerência não podem se dar ao luxo de trabalhar no modo rascunho, o que é ruim. Gerentes geralmente se deparam com situações em que têm de tomar decisões em curtíssimos espaços de tempo, assim sendo, não é difícil escorregar e tomar uma decisão errada e o modo rascunho de nada ajuda aqui.

Resumindo, o modo rascunho é um estado emocional em que você sabe que pode errar e por isso fica tranquilo e faz um ótimo trabalho. Não fosse o medo, o mundo teria uma dose mais generosa de pessoas felizes e realizadas.

Concorda? Discorda? Deixa ai nos comentários.

Um comentário:

Louis Almiquist disse...

ótimo texto Washington. Realmente seria muito bom se as corporações pudessem respeitar o ritmo de trabalho de cada um. Eu, por exemplo não sirvo para trabalhar no modo rascunho, só funciono sob pressão. Geralmente quanto mais conflito, prazo curto e excesso de trabalho, melhores são meus resultados. Vai entender...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails